Ele há coisas!!!!
Por exemplo e recordado os Romanos, grandes construtores de caminhos -vias romanas- com ponto de partida de Roma para toda a Europa -Ponto 0 (zero) - nomeadamente para a Península Ibérica de modo a promover a aproximação de pessoas, distribuição de mercadorias e sobretudo facilitar as deslocações das legiões romanas por todo o Império, vamos ter, entre o século XIX / XX uma estrada que vai unir o Norte com o Sul de território, concretamente a cidade de Chaves à cidade de Faro.
Esta estrada com 738,5 Km é uma das mais compridas do planeta (1) e permite percorrer de lés-a-lés, longitudinalmente, o território de Portugal por caminhos romanos, medievais e modernos.
Muito se deve a Fontes Pereira de Melo (século XIX) mas o projecto deste verdadeiro eixo rodoviário a ligar Portugal pelo centro do território nasceu na década de 30 do Século XX e muito deve ao Ministro Duarte Pacheco a fazer concorrência às rodovias do litoral nomeadamente da EN 1 que ligava Lisboa ao Porto
Desde a sua criação com o Plano Rodoviário nacional, estávamos em 1945 quando a N2 foi instituída pelo decreto-lei nº 34593 em 11 de maio de 1945, que a EN2 liga Portugal de Norte a Sul ao longo dos seus 739,260 kms, sendo considerada uma das mais belas estradas do mundo.
(1) - Pesquisas feitas parece que só a Rota 66 Estados Unidos (Califórnia - Illinois) e Rota 40 Argentina têm uma extensão superior,
Por outro lado ainda é considerada a mais extensa estrada da Europa no sentido longitudinal.
Esta estrada, muitas vezes sobre velhinhas vias romanos e caminhos medievais nasceu no séc. XIX e o projecto final é de 1945.
A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada mais extensa do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminus em Faro (Km 738,5),
passando por 11 distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro),
8 províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve),
4 serras, Marão, Montemuro, Açor, Caldeirão + Lousã, Melriça, Monte Figo
11 rios e 32 concelhos.
A Estrada Nacional 2 foi o primeiro grande eixo rodoviário a ligar verdadeiramente Trás-os-Montes ao Algarve e tinha o objectivo de unir Portugal de alto a baixo, atravessando o seu interior, por oposição à EN1 que o fazia pelo litoral, no percurso Lisboa - Porto.
Na década de 30,existiam já construídos alguns troços desta estrada e outros foram-no sendo ao longo do tempo. No fundo, aquela que hoje tendemos a ver de forma algo romântica como “a” EN2 sempre foi uma amálgama de estradas. Tal como hoje, em que alguns troços foram reclassificados e até renomeados (no Alentejo, foi classificada como “estrada regional” daí a designação ER2...). Outros foram absorvidos por vias mais ou menos rápidas, que até lhe subtraíram a designação (o troço entre Sertã e Abrantes ou as muitas variantes às localidades entretanto construídas). Para não falar nos que desapareceram (na Barragem da Aguieira alguns pedaços ficaram submersos).
Os Municípios, nomeadamente Algarvios e do Baixo Alentejo dão-lhe grande atençãoCHAVES
ESTRADA NACIONAL 2 -- VER MAPA FARO
Percorrer a 2, como é carinhosamente tratada, é qualquer coisa de mítico.
Paisagens cheias de beleza, de história, monumentos, locais de interesse religiosos, de encanto e do melhor que a gastronomia pode oferecer ao viajante
Nos dias de hoje com as autoestradas nada do que se pode usufruir na 2 é possível, a pressa não deixa tempo para desfrutar as coisas boas da vida
Uma amostra
Chaves
Ponte Romana sobre o Rio Tâmega concluída no tempo do Imperador Trajano entre o fim do séc. I e o II d,C.
Mede cerca de 150 m e 12 arcos de volta perfeita. Há mais 6 arcos soterrados, É o verdadeiro ex-libris de Chaves "Aquae Flaviae"
Vila Real
Palácio Mateus
LamegoBasílica Nossa Senhora dos Remédios
ViseuSé Catedral
Góis (Coimbra)
Pedrógão Grande (Leiria)
Ponte Filipina
Sertâ (Castelo Branco)
Montemor-o-Novo (Évora)Castelo (ruínas)
Torrão (Alcácer do Sal / Setúbal)Ermida
Ferreira do Alentejo (Beja)Capela do Calvário
Castro Verde (Beja)Basílica Real
São Brás de Alportel (Faro)Museu do Traje
FaroSé Catedral de Faro
Chaves Prato - Alheira com grelos
Vinho - Tapada de Chaves Reserva
Sobremesa -
Vila RealPrato - Feijoada à transmontana
Vinho - Mateus
Sobremesa - Toucinho do Céu
LamegoPrato - Cabrito com batatas assadas no forno
Vinho - Espumante natural
Sobremesa - Pastéis de Lamego
ViseuPrato - Rancho à moda de Viseu
Vinho - Dão
Sobremesa - Doces Viriato
Vila de ReiAbrantesPrato - Arroz de lampreia
Vinho - Tinto ou Branco do Tejo
Sobremesa - Palha de Abrantes
Montemor-o-NovoPrato - Ensopado de Borrego
Migas à Alentejana ou Borrego à Montemor
Vinho - Couteiro-Mor
Sobremesa - Enxovalhada
Ferreira do AlentejoPrato - Ensopado de Borrego à Alentejana
Pezinhos de porco de coentrada
Sobremesa -
Castro VerdePrato - Ensopado de borrego
Vinho - Foral de Entradas
Sobremesa - Folhado de Gila
São Brás de AlportelPrato - Cabrito com ervilhas
Vinho - Portal de São Braz
Sobremesa - Doce de Alfarroba
FaroPrato - Cataplana de peixe e marisco
Vinho - Faro Carmenere
Sobremesa - Queijinhos de figo e amêndoa
Prato -
Vinho -
Sobremesa -
Prato -
Vinho -
Sobremesa -
0 Km Chaves - Faro 398, 5 Km
ROTEIRO DE VIAGEM ENTRE RIOS
4 - ETAPAS ENTRE RIOS - 4
1– Chaves - Douro - Peso da Régua 89 Km
Trás-os-Montes até ao Rio Douro passando por Vidago, Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real
2 - Douro-Mondego - Oliveira do Mondego 140 Km (230 Km) Entramos na Beira-Alta a caminho de Sande Km 100 (Lamego) e depois de ultrapassar o Rio Vouga, uns bons Km a Sul de Castro de Aire encaminhamo-nos para Viseu e Tondela ao encontro do Rio Dão, que atravessamos um pouco a Sul de Santa Comba para chegarmos ao Rio Mondego um pouco abaixo da Barragem da Aguieira em Oliveira do Mondego.
3 - Mondego - Tejo - Abrantes 164 Km (394 Km ) Penacova, Poiares, Góis, Pedrógão Grande atravessando o Rio Zêzere - a caminho de Pedrógão Pequeno, da Sertâ à procura da povoação do Penedo onde se encontra o marco 368, mais hectómetro menos hectómetro, o meio da EN 2, um pouco antes de chegarmos a Vila de Rei também ela o Centro Geodésico de Portugal. (Picoto na Serra da Melriça) à procura do Tejo em Abrantes
Meco assinalando o meio da EN 2 - Penedo Furado - (entre a Sertã e Vila de Rei)
4 - Tejo - Faro - 395 Km (739, 5 Km) Rossio ao Sul do Tejo pela charneca alentejana fora ao encontro da capital do Reino do Algarve visitando Ponte de Sor, Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Torrão, Ferreira do Alentejo, Ervidel, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar e depois de vencida a Cordilheira do Caldeirão (*) entra pela serra de Monte Figo visitando São Brás de Alportel encaminhando-se para Faro, o fim da linha, isto é, da EN2 na Av, da República junto ao obelisco Ferreira d’Almeida
(*) Troço dos 365 eSSes. O troço da Serra do Caldeirão foi rasgado por engenheiros ingleses e operários portugueses. Conta a estória que os trabalhadores portugueses perguntavam ao inglês apontando para o lado de lá da encosta; “vai para ali?” Respondia o inglês “oh Yes”. Resmungavam os nossos marafados “gaita mais um esse” e foi assim que de esse em esse nasceram as 365 curvas do Caldeirão
o troço abrangendo o itinerário que liga Almodôvar a São Brás de Alportel foi classificado em 2003 como Estrada Património, como reconhecimento pelo valor desta via e pelo riquíssimo património que a envolve.
O troço entre Odivelas e o Torrão só foi alcatroado em 2010 até então mantinha o velhinho piso de paralelepípedos
Marcos Kilométricos
Marco 0
Onde termina a mítica 2?
As opiniões dividem-se por 3 espaços:
1 - Espaço junto à doca na antiga Avenida de D. Amélia, , actual Avenida da República junto ao Obelisco memorial do farense Ferreira d'Almeida.
O marco (hoje desaparecido) marcaria 739,5 Km
2 - Cruzamento da Rua de Alportel com a Rua Abílio Ascensão e General Teófilo Trindade (antes EN 125)
A placa sinaliza 738,5 Km (note-se que aqui ainda aparece um marco 5 a indicar que se prolongava por mais 500 metros) cruzamento da EN 2 (Rua de Alportel) com a EN 125
Cruzamento da Rua de Alportel com actual Rua Abílio Ascensão (anteriormente EN 125)
Repare-se no meco do hectómetro, em baixo, a indicar que o começo se situa 500 metros atrás.
3 - Recentemente o Marco 0 foi colocado no cruzamento da EN 2 com uma avenida com separador, a Avenida Gulbenkian marcando 738 Km
FARO - CRUZAMENTO AVENIDA GULBENKIAN - EN2
CHAVES - ROTUNDA - INÍCIO DA EN2
ONDE TERMINA A MÍTICA EN2?
hipóteses para 3 espaços
1 - Espaço junto à doca na antiga Avenida de D. Amélia, actual Avenida da República junto ao Obelisco memorial do farense Ferreira d'Almeida
O marco (hoje desaparecido) marcaria 739,260 Km
2 - Cruzamento da Rua de Alportel com a Rua Abílio Ascensão e General Teófilo Trindade (antes EN 125)
A placa sinaliza 738,5 Km (note-se que aqui ainda aparece um marco 5 a indicar que se prolongava por mais 500 metros) cruzamento da EN 2 (Rua de Alportel) com a EN 125
Cruzamento da Rua de Alportel com actual Rua Abílio Ascensão (anteriormente EN 125)
Repare-se no meco do hectómetro, em baixo, a indicar que o começo se situa 500 metros atrás.
3 - Recentemente o Marco 0 foi colocado no cruzamento da EN 2 com uma avenida com separador, a Avenida Gulbenkian marcando 738 Km
Marco do cruzamento da Avenida Gulbenkian com a EN2
Este marco é o original
Rotunda actual (2019-20)
Marco comemorativo dos 75 anos da chegada da EN2 a Faro (Agosto de 2020)
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